Ford Bronco será lançado dia 13 e virá também ao Brasil
Demorou, mas agora vai. Após atrasos causados pela pandemia do novo coronavírus e pela infeliz coincidência de datas com o aniversário de O.J. Simpson, o Ford Bronco vem aí. A segunda geração do jipão raiz será apresentado em sua plenitude com todos os detalhes e será – pela primeira vez – global.
A imagem divulgada antecipa o que já era esperado – e também o que os flagras já haviam mostrado. O novo Bronco será uma releitura moderna do anterior. A imagem faz uma montagem com as laterais da nova geração e o centro da original. Isso só reforça o design quadradão com faróis redondos e enormes espelhos retrovisores.
O vídeo divulgado junto mostra outras diferenças. Se o antigo Bronco trazia “Ford” grafado na grade, agora, o novo vai ter o próprio nome estampado na dianteira. Outra correlação com o original são as setas. Antes elas ficavam integradas à grade. Agora, como mostra o vídeo, serão LEDs que saem do farol e “invadem” a grade.
Na conta oficial do Ford Bronco no Instagram, a Ford também postou imagens de “projeto” do modelo original, que tinha a opção de teto removível e para-brisa rebatível. Isso deixa claro que o novo também irá oferecer essas opções, tal qual o seu rival Jeep Wrangler.
É quase certo que o Bronco também será oferecido no Brasil, mas antes dele a Ford tem outra novidade em termos de SUV para o País, o Territory, que virá para brigar no segmento do Jeep Compass, inicialmente importado da China.
Versão civil e motores
Com uma versão “nutella”, o Bronco também pretende conquistar os compradores que não são tão broncos, assim, com o perdão do trocadilho. O Sport terá uma plataforma monobloco, de carro de passeio. É a base do Escape com estilo mais off-road e quatro portas.
Essa é a versão que deve utilizar o motor 2.3 Ecoboost turbo de 270 cv com o câmbio automático de dez marchas. Para o Bronco raiz, cuja base é o chassi da picape Ranger, o motor deve ser o V6 2.7 Ecoboost de 325 cv. Nesse caso, as opções de câmbio, além do automático de dez marchas, é o manual de seis marchas com a sétima “Crawler”. Essa sétima é uma marcha extra de força para uso no off-road pesado. Na prática, é uma reduzida já integrada ao câmbio do veículo.