Como escolher um carro para cidade com morros

Como escolher um carro para cidade com morros

Se você já dirigiu em perímetro urbano no estado de Minas Gerais, você sabe que controlar o veículo no meio de uma ladeira pode ser desafiador. Por causa disso, a indústria automotiva desenvolveu tecnologias avançadas para tornar o dia a dia do condutor mais fácil.

Em meio a tantas opções, pode ser difícil identificar os melhores seminovos para quem enfrenta planos inclinados no trajeto da rotina. Para ajudar você a escolher o veículo certo, vamos te contar sobre os melhores equipamentos de assistência e modelos de carro para quem quer mais praticidade no trânsito. Também vamos indicar os melhores modelos do mercado para essa situação.

Chega de cantar pneu no morro!

 

Funcionalidades para subir morro

Você sabe o que você deve procurar em um carro se a sua cidade tem muitos morros? As três funcionalidades listadas a seguir podem fazer toda a diferença para o seu dia a dia.

 

Assistente de partida em rampa

O assistente de partida em rampa é uma funcionalidade importante para a condução de um veículo no perímetro urbano. O gerenciamento eletrônico permite engatar o carro de forma muito mais segura em um plano íngreme. 

Esse equipamento ativa os freios por cerca de três segundos após a liberação dos pedais, oferecendo mais tempo para o motorista dar a saída e evitando que o carro volte. Assim, não é necessário forçar a embreagem para compensar a partida.

O assistente de partida em rampa é uma ótima opção para quem tem dificuldade no controle da embreagem em terrenos inclinados. Por isso, se você enfrenta várias ladeiras no dia a dia, é legal optar por um veículo com essa funcionalidade.

 

Motor potente

A potência do motor é, possivelmente, o item mais comentado quando falamos de carro para subir o morro. De fato, um motor menos potente vai exigir mais esforço do carro para subir uma ladeira íngreme, consequentemente gastando mais combustível. Por isso, o motor 1.4 pode ter um ótimo custo benefício para você que não abre mão da economia.

Para saber mais, confira nosso artigo: Potência ou economia?

Mas não são só as cilindradas que determinam o quão forte é um motor. Modelos turbo, mesmo que com um número menor de cilindradas, também podem ser ótimas escolhas para quem sobe muito morro. Esse tipo de motor é assistido eletronicamente e se alimenta do fluxo de energia gerado pela expulsão dos gases de escape. Essa energia, desperdiçada em motores comuns, faz toda a diferença na força do motor turbo.

 

Câmbio assistido

Algumas pessoas têm mais dificuldade que outras no controle de embreagem do veículo, especialmente quando o carro está subindo uma ladeira íngreme. Os câmbios assistidos surgiram para acabar com esse problema e facilitar a vida do condutor. Por isso, são uma ótima escolha para quem dirige muito por percursos inclinados. 

Existem diferentes tipos de câmbio assistido, e os mais comuns são o automático e o CVT. Vale lembrar que o câmbio automático costuma gastar um pouco de combustível. Então, se você quer economizar no dia a dia, é melhor investir em um modelo com câmbio CVT.

 

4 melhores modelos para cidades com morro

Selecionamos alguns dos modelos com melhor custo benefício para você passar pelas ladeiras inclinadas sem problemas.

1. Hyundai HB20 e HB20S

Tanto o hatch quanto o sedan da Hyundai estão entre os modelos com assistente de partida em rampa mais baratos do mercado brasileiro. Com bons equipamentos de segurança, são excelentes opções para quem sobe muitos morros.

Ficou na dúvida de qual modelo levar? Descubra como escolher entre sedan, hatch e SUV.

2. Chevrolet Onix e Onix Plus

Muito bem equipados, o Onix e o Onix Plus possuem versões com diferentes cilindradas e com motor turbo. Além da variedade, ambos os modelos também possuem os melhores índices de eficiência energética do mercado atual. 

3. Volkswagen Polo

O Volkswagen Polo agora inclui controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa desde as versões mais básicas. Com ótimo custo-benefício, o modelo dispõe de sistema de airbags e bloqueio eletrônico do diferencial. 

4. Ford Ka FreeStyle

A versão FreeStyle traz toda a tecnologia da Ford para o veículo popular do Ka. É interessante lembrar que, com a saída de linha, o modelo perdeu bastante valor nos últimos meses. Por isso, é uma excelente escolha para quem quer levar um carro mais completo pagando menos. 

 

Dicas para escolher o carro ideal

Antes de buscar pelo veículo ideal, é interessante fazer uma lista das necessidades que você tem no dia a dia. Informações como quantas pessoas irão usar o carro, como é o seu caminho do dia a dia e o que você prioriza na direção são muito importantes.

Além disso, saiba qual será a finalidade do seu veículo. Você vai viajar muito? Vai buscar as crianças na escola? Ou vai pegar a estrada de terra algumas vezes por semana? Essas perguntas vão ajudar você a escolher o modelo ideal para o seu estilo de vida. 

 

Vale destacar que uma loja especializada vai ajudar você a identificar todos esses pontos antes de indicar os melhores carros. Visite o showroom virtual e conheça nosso estoque de seminovos multimarcas.