• Página inicial
  • / Blog
  • / Potência ou economia: o que considerar na hora de escolher seu carro
Potência ou economia: o que considerar na hora de escolher seu carro

Potência ou economia: o que considerar na hora de escolher seu carro

Atualmente, os consumidores dispõem de um mercado automotivo com uma grande variedade de marcas, modelos, equipamentos e recursos que podem atender a todos os gostos e necessidades. Porém, na hora de escolher o veículo ideal, muitas pessoas se veem na dúvida entre potência e economia. 

A princípio, potência ilimitada é o sonho de todo motorista. Mas na prática, o consumo médio do veículo escolhido é que pode fazer toda a diferença no orçamento mensal do proprietário. Afinal, o veículo ideal é aquele que atende às nossas necessidades e tem gastos que cabem no nosso bolso.

Pensando nessas questões, vamos ajudar você a entender a diferença entre as potências de motor e os níveis que afetam o consumo energético do carro. No final, vamos apresentar uma lista com os modelos mais equilibrados do mercado para você poder conciliar potência e economia!

 

Do 1.0 ao 2.0 e além: qual a diferença entre os motores

A primeira coisa que você precisa saber na hora de escolher o seu carro é a diferença entre os motores. Os automóveis são movidos pela conversão de energia da queima de combustível em energia mecânica para movimentar as rodas. 

A diferença entre os tipos de motor é a quantidade de cilindradas, que é o volume de combustível e de ar que os pistões do motor movimentam. Desse modo, quanto maior o número de cilindradas, maior a potência do motor. 

A seguir, vamos falar sobre as principais classificações de motor de acordo com a potência.

Motor 1.0

Com a menor potência, o carro 1.0 costuma ser um pouco mais econômico. Porém, quem escolhe esse tipo de motor abre mão da potência. O motor é indicado para o perímetro urbano plano.

Motor 1.4

O motor 1.4 é ideal para quem quer conciliar economia com bom desempenho. Permite o uso do ar condicionado e não requer a esticada na marcha para aproveitar o torque.

Motor 1.6

O motor 1.6 oferece bastante agilidade no dia a dia, facilitando as ultrapassagens, melhorando o arranque e reduzindo a necessidade de trocas de marcha. É bastante eficiente em locais com morros.

Motor 1.8

O motor 1.8 é indicado para quem viaja muito, já que tem um melhor aproveitamento de combustível nas estradas. Consome bastante combustível e geralmente compõem veículos de porte médio e esportivos.

Motor 2.0

Um motor 2.0 é o sonho de todo motorista! Alto desempenho e uma performance incrível, esse tipo de carro geralmente tem bastante tecnologia embutida. Mas a desvantagem é o consumo, que é o maior desta lista.

Motor > 2.0

Atualmente, é possível encontrar motores até 7.0 espalhados pelo mundo. Mas vale lembrar que estes automóveis são modelos de luxo, como o Ford Mustang Line Lock e o Mercedes Benz GT 63S AMG, ou veículos militares. 

 

1.0 nem sempre é o mais econômico

Em tese, os motores 1.0 deveriam ser os mais econômicos do mercado. Mas na realidade, a performance do carro é outra. Por terem menos potência, os 1.0 podem exigir que o motorista pise mais fundo no acelerador, aumentando o consumo de combustível. Em alguns casos, o consumo chega a ser maior que o mesmo veículo na versão 1.4. 

Por isso, você deve sempre avaliar o consumo médio do veículo antes de comprar. Apesar de os modelos com motor 1.0 serem mais baratos, a economia da compra pode não superar os gastos com combustível no dia a dia, especialmente se a sua cidade tem muitos morros.

Vale lembrar que motores turbo e flex também têm um grande impacto no consumo de combustível. Aliadas à potência 1.0, essas tecnologias contribuem para que o carro tenha um bom desempenho sem sacrificar a eficiência energética. 

 

Os modelos mais equilibrados do mercado

Listamos para você os carros mais equilibrados do mercado brasileiro. Se você está em busca de um carro potente mas não abre mão de economizar combustível, estes modelos são as melhores opções! Confira a seguir.

Chevrolet Ônix Plus

Eleito pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) como carro mais econômico do Brasil em 2020, o Ônix Plus também ganha destaque pelo alto desempenho do motor 1.0 turbo flex de três cilindros.

Ford Ka hatch e sedan

Com nota B, a dupla de compactos da Ford ganhou destaque em 2020 pela eficiência energética e pelo desempenho. O motor 1.0 tem duplo comando variável de válvulas e sistema de injeção indireta com tecnologia flex.

Fiat Mobi 

A versão 1.0 Drive do Fiat Mobi apresenta motor Firefly com cabeçote de seis válvulas e comando único. Com nota A do INMETRO, é um dos mais eficientes do mercado.

Fiat Argo

Assim como o Mobi, o Fiat Argo também tem todas as vantagens do motor Firefly 1.0. O sistema start-stop colocou o modelo com nota A entre os que mais aproveitam combustível.

Volkswagen Up!

O hatch da Volkswagen traz toda a tecnologia do motor TSI para oferecer um excelente desempenho. A versão 1.0 Connect manual recebeu nota A do INMETRO e está na lista dos mais econômicos do ano passado.

Renault Logan

As versões Expression e Authentique carregam o motor 1.0 SCe, um dos mais fortes entre os carros populares brasileiros. Também na lista dos mais econômicos, o Logan recebeu a nota B em 2020.

Confira 8 vantagens de comprar carros seminovos e usados.

 

Como escolher?

A verdade é que o motor ideal para você depende do seu estilo de vida. Se você mora em uma cidade plana, usa o carro para ir para o trabalho ou buscar as crianças na escola e costuma pegar bastante engarrafamento, um veículo 1.0 é uma boa opção. 

A dica aqui é buscar por uma concessionária especializada, como a Ouro Car para auxiliar você a escolher o veículo certo. Aqui você encontra vendedores qualificados que podem facilitar o processo e ajudar você a tomar a melhor decisão de compra.

Está buscando por um seminovo equilibrado? Visite o nosso showroom virtual e descubra o modelo certo para você!