8 vantagens de comprar carros seminovos e usados

8 vantagens de comprar carros seminovos e usados

Comprar um carro é uma grande conquista para quem sonha com liberdade e autonomia. Na hora de escolher um veículo, muitas pessoas se perguntam se vale mais a pena comprar um modelo novinho em folha ou investir em um carro que já passou por um ou mais donos.

A verdade é que não faltam opções no mercado, por isso, os consumidores tendem a ficar em dúvida. Mas para ajudar na sua escolha, vamos explicar porque a compra de carros seminovos e usados pode ser um excelente negócio para o consumidor. 

 

Porque vale a pena comprar seminovos e usados

Selecionamos as grandes vantagens que os carros seminovos e usados têm sobre os modelos 0 km. Veja a seguir.

 

Desvalorização

A desvalorização costuma ser o fator determinante para quem vai comprar um carro. O veículo 0km perde de 10% a 20% do preço original no momento em que sai da concessionária.

Claro, a desvalorização pode variar bastante de acordo com a marca e o modelo. Mas não deixa de ser um grande valor! Por isso, vale mais a pena optar por um veículo seminovo, assim você paga mais barato por um carro que já sofreu a maior desvalorização.

 

Acessórios

E já que falamos em desvalorização, é legal lembrar que comprar um carro seminovo ou usado permite que você escolha um modelo mais completo pagando menos.

Câmbio automático, sensor e câmera de ré e ar condicionado de série são alguns dos equipamentos que podem custar um bom valor adicional no veículo 0 km. Por conta disso, vale mais a pena pagar mais por um seminovo ou usado com as funcionalidades que você precisa, do que investir em um zero km de entrada.

 

Negociação

Outra grande vantagem de comprar um carro seminovo ou usado é a possibilidade de negociação. As lojas de veículos novos estão submetidas a uma série de regras da empresa, por isso são um pouco limitadas quanto às condições da venda.

Já as concessionárias de veículos usados possuem maior autonomia, podendo flexibilizar e ajustar os termos do contrato conforme a necessidade. Assim, o consumidor tem mais chance de negociar com os vendedores, sobretudo em pagamento à vista.

 

Taxas e impostos

Se você já comprou um carro 0 km, então você sabe que existem taxas e documentações com um valor elevado para esse tipo de compra, como o emplacamento.

Com os seminovos, os valores podem ser até dez vezes menores. Muitas vezes, os impostos ainda podem até entrar na negociação da compra. Além disso, o financiamento também pode ter mais facilidades.

Vale lembrar que, se você costuma trocar de carro com frequência, é mais interessante comprar um seminovo ou usado para evitar essas taxas a mais.

 

Gastos do dia a dia

Com todas as vantagens anteriores, já dá para ver que o consumidor consegue economizar bastante dinheiro comprando um carro usado ou seminovo. Essa economia compensa muito, afinal, os gastos de um carro não se resumem apenas ao momento da compra.

Existem despesas que são recorrentes, como o combustível, que ao longo de um ano podem somar quase a diferença de preço entre um 0 km e um usado. Os gastos com o seguro também podem ser mais em conta, a depender do modelo.

 

Garantia

Hoje em dia, as montadoras estão oferecendo um período de garantia estendido, que pode ir até cinco anos. Comprando um seminovo, há chances de aproveitar essa garantia de fábrica, já que ela se mantém independente do dono do veículo.

 

Como garantir a segurança da sua compra

Uma das principais objeções dos consumidores para comprar veículos seminovos ou usados é a segurança da compra. Muitas pessoas podem, sim, ser mal-intencionadas, mas existem alguns cuidados que você pode tomar para garantir a segurança da sua transação.

A dica mais valiosa é: verifique a procedência do veículo junto ao Detran, confira a documentação e jamais compre um carro sem antes fazer o test drive! Essa é a melhor forma de aprender como o veículo performa na prática, experimentar os equipamentos e descobrir defeitos. Além disso, o test drive permite que você identifique se aquele modelo é ideal para o seu perfil.

Confira mais 7 dicas para comprar seminovo e não errar na escolha.

Também é muito importante desconfiar de ofertas boas demais para ser verdade, especialmente na internet. Redes sociais e sites de revendas são interessantes, mas podem conter muitos esquemas fraudulentos. Por isso, o ideal é sempre dar preferência para as lojas confiáveis.

Ao comprar em uma loja de seminovos você tem mais opções para você escolher sem a necessidade de passar por diferentes concessionárias. Você pode fazer o test drive em veículos de diferentes marcas em um só lugar.

Aqui na Ouro Car, nós temos consultores de vendas especializados em veículos para ajudar você a encontrar o seminovo ideal para o seu perfil dentro de um vasto estoque multimarcas. É o melhor atendimento com a melhor seleção de carros para você.

 

Confira os carros em nosso estoque.