Hatch, SUV ou Sedã: qual carro escolher?

Hatch, SUV ou Sedã: qual carro escolher?

Uma das principais dúvidas de quem vai comprar um carro é sobre o modelo ideal. Com tantas opções diferentes à venda, é normal que as pessoas se sintam um pouco perdidas na hora de escolher. Mas isso não precisa ser um desafio!

O mercado automotivo possui diversas categorias para atender a diferentes gostos e necessidades dos consumidores. Nesse post, vamos falar sobre três das categorias mais vendidas no Brasil para ajudar você a entender melhor as suas opções. Você vai descobrir as características, as vantagens e as desvantagens dos hatches, dos SUV e dos sedãs. 

 

Qual a diferença entre hatch, SUV e sedã?

Veja a seguir as principais características de cada categoria e qual se adequa melhor ao seu perfil de motorista.

Hatch

O nome hatch vem da palavra hatchback, que em inglês significa “traseira que comporta”.

Esse modelo de carro possui apenas dois volumes: o compartimento do motor e a cabine de passageiros. O porta-malas dos modelos hatch fica logo atrás do banco traseiro, formando uma só parte. Normalmente, esse modelo é mais compacto e tem cerca de 3,90 metros de comprimento.

Você pode notar que os modelos hatch são anunciados com três ou cinco portas. Pode parecer estranho, mas isso acontece porque o porta-malas não possui uma tampa, mas sim uma porta.

Vantagens e desvantagens

O tamanho compacto de um hatch vai ajudar bastante na hora de estacionar o carro. De modo geral, é um carro muito econômico, com uma manutenção simples e acessível. Por ser mais leve, o motor não precisa de muito esforço para funcionar, o que faz consumir menos combustível.

A principal desvantagem dos modelos hatch é o espaço. É um veículo mais compacto, que pode não ser tão confortável para longas viagens caso todos os lugares do carro estejam ocupados. O porta-malas é bem enxuto, apesar de aumentar de capacidade quando os bancos traseiros estão deitados.

Para quem serve

O hatch é ideal para pessoas solteiras ou para famílias de até quatro pessoas. Por ser um modelo compacto, combina bem com o dia a dia nas cidades e com garagens mais apertadas. Por ser muito acessível, é uma ótima opção para quem vai comprar o primeiro carro. 

 

SUV

SUV é a sigla para Sport Utility Vehicle, que quer dizer “veículo utilitário esportivo”. Inspirados nas picapes e nas caminhonetes, os utilitários esportivos são bem mais altos que a maioria dos veículos.

Os SUVs possuem um design arrojado e são muito elegantes. São veículos rígidos e robustos, com maior capacidade de carga e que aguentam terrenos bem acidentados. Essa categoria ainda possui diversos modelos ideais para encarar a aventura de um off road.

Os SUVs geralmente possuem uma boa tecnologia embutida e muitas funcionalidades e equipamentos de segurança que elevam a dirigibilidade e ajudam a ter mais estabilidade nas estradas.

Vantagens e desvantagens

Por serem veículos mais altos, os SUVs são muito confortáveis para dirigir e oferecem uma boa visão do caminho à frente. O porta-malas enorme supera grande parte das categorias de veículos no mercado. O design também entra como uma grande vantagem, já que é extremamente refinado e chama bastante atenção.

Por terem uma tecnologia bastante avançada, os SUVs requerem uma manutenção que pesa bastante no bolso do proprietário. Os veículos dessa categoria também não são muito econômicos e podem ser bem poluentes. Além disso, apesar das tecnologias que ajudam a estacionar o carro, os utilitários podem ser bem difíceis de manobrar por conta do tamanho.

Para quem serve

O motor potente é perfeito para encarar regiões com morros e terrenos acidentados. Quem gosta de viajar dificilmente vai ter problemas de espaço, já que o SUV é um modelo bem confortável e espaçoso. O desempenho dos utilitários esportivos não decepciona no off road, o que os torna bons para quem curte se aventurar longe do asfalto.

 

Sedã

Apesar de haverem algumas dúvidas sobre a origem do nome, é possível entender que sedã (ou sedan) deriva das palavras italianas sede e sedia, que significam “assento” e “cadeira”, respectivamente.

Diferente do hatch, o sedã tem a carroceria dividida em três volumes: o compartimento do motor, a cabine de passageiros e o porta-malas. Os carros dessa categoria possuem um porta malas generoso, com bastante espaço para quem gosta de viajar. O comprimento de um sedã tem cerca de 4 metros.

Em geral são modelos maiores e mais potentes, que combinam conforto e desempenho. Os sedãs têm quatro portas e possuem assentos para quatro ou mais passageiros.

Vantagens e desvantagens

O sedã é um carro bastante confortável, com um ótimo desempenho nas rodovias. O estilo em três volumes também permite absorver melhor os impactos do terreno.

O porta-malas grande é definitivamente uma das grandes vantagens do sedã. Porém, estacionar um carro desta categoria pode não ser uma tarefa fácil, já que o porta-malas proeminente faz com que o veículo seja mais comprido. Por isso, esse tipo de veículo pode pedir vagas mais espaçosas.

Os gastos com o sedã também costumam ser mais altos, já que é um carro com bastante tecnologia. Por isso, o combustível, o seguro, a manutenção e os impostos exigem um pouco mais do proprietário.

Para quem serve

Por ser muito confortável e ter um ótimo espaço no porta-malas, o sedã é muito indicado para famílias maiores. Por ser muito estável e seguro, o sedã é um dos melhores modelos para quem gosta de viajar. Também é uma ótima opção para quem trabalha como motorista de aplicativo.

 

3 dicas para escolher o carro ideal

Selecionamos algumas dicas valiosas para você utilizar na hora de escolher um veículo.

1. Considere o seu orçamento

Parece um pouco óbvio, mas muitas pessoas se esquecem de que o orçamento vai além do preço do veículo. Depois da compra, existem ainda outros gastos com o carro, como seguro, manutenção e impostos. Tudo isso sem contar com o combustível!

Assim, é fundamental considerar as suas despesas mensais para escolher um modelo de carro que caiba dentro do seu bolso.

2. Saiba quais são suas necessidades

Identificar as suas necessidades é determinante para saber as características que o carro ideal deve ter. Se você tem uma família grande e viaja bastante, é melhor buscar por carros espaçosos e confortáveis.

Se o seu trajeto do dia a dia tem muitos buracos e asfalto acidentado, é interessante escolher um modelo mais alto. Se a sua cidade tem muitos morros, vale a pena investir em um motor um pouco mais potente.

3. Faça o test drive

O test drive é a melhor forma de avaliar bem as características e saber como é o desempenho do carro na prática. Experimentar a direção, sentir a força do veículo e descobrir as funcionalidades do painel vai ajudar você a saber se é o carro certo para as suas necessidades ou não. Portanto, o test drive é indispensável. 

 

A Ouro Car ajuda você a escolher o carro perfeito para o seu estilo de vida! Confira nosso estoque e encontre o seminovo ideal.