7 dicas para comprar carro seminovo e não errar na escolha

7 dicas para comprar carro seminovo e não errar na escolha

Você anda pensando em comprar um carro seminovo? Nos últimos anos, muitas pessoas têm optado pelos seminovos e, por conta disso, a procura por esses modelos cresceu bastante. E esse aumento se deve a diversos motivos, como o alto valor dos novos, que faz com que o custo-benefício de um carro seminovo seja mais atrativo.

Mas para fazer um bom negócio na hora de comprar um carro seminovo é preciso estar atento a alguns detalhes. Muitas vezes, a economia no valor do carro pode não compensar quando comparada com os problemas que você pode ter depois.

Por isso, preparamos este post com 8 dicas para um comprar carro seminovo e não errar na escolha. Confira:

1. Pesquise bastante

É importante pesquisar bastante antes de decidir fechar qualquer negócio. Não se deixe seduzir por propostas “mirabolantes” sem antes saber bem o que está fazendo. Existem diversos meios hoje em dia para encontrar bons negócios em seminovos, principalmente na internet.

Faça uma pesquisa até mesmo nas cidades vizinhas à sua. O valor dos veículos pode variar e você pode conseguir um negócio mais em conta. Conheça o veículo pessoalmente, não feche negócio apenas a partir de fotos e descrições. Procure controlar as expectativas que a compra de um novo carro pode gerar para fazer uma escolha acertada.

2. Verifique a documentação e a procedência

Se você deseja comprar seu seminovo direto com o proprietário, é muito importante se certificar que a documentação do veículo está em ordem. Verifique se o carro possui algum tipo de pendência, como multas e tributos a serem pagos. Você pode fazer essa consulta por meio do site do Detran do seu estado.

Você também deverá solicitar uma vistoria para se certificar que o veículo é o mesmo que está descrito no documento. Essa verificação é feita por meio dos números de identificação encontrados no chassi, nos vidros e nas placas. A vistoria garante que você não estará comprando um veículo adulterado ou até mesmo furtado.

Não se esqueça de que após a compra você terá um prazo de 30 dias para providenciar as alterações na documentação do veículo junto ao Detran.

3. Solicite o histórico de revisões

A realização das revisões estipuladas pela concessionária para veículos novos é muito importante e deve ser levada em consideração na hora de comprar um carro seminovo. Essas revisões têm por objetivo garantir que o veículo esteja sempre em boas condições, assim como quando saiu da loja pela primeira vez.

Geralmente, o histórico de revisões pode ser verificado no manual do proprietário do veículo. Lá deverão estar os carimbos confirmando que o carro foi vistoriado.

4. Conheça as condições mecânicas do carro

Mesmo que o veículo tenha passado por todas as revisões de rotina, é necessário saber quais as suas condições mecânicas na hora da compra. Solicite essas informações diretamente com o vendedor e faça um test drive.

Rode por alguns quilômetros com o carro para que você consiga perceber melhor seu funcionamento. Avalie o barulho do motor, a condição do sistema de transmissão, da suspensão, alinhamento e freios.

Para ter mais segurança na compra, submeta o carro a uma avaliação profissional. Assim você conseguirá uma análise mais precisa sobre a situação do seminovo e evita muitas dores de cabeça.

5. Avalie a conservação do veículo

Outro fator que deve ser considerado é a conservação e o cuidado que o antigo dono teve com o carro. Verifique bem a lataria, a fim de encontrar marcas que denunciem uma batida ou corrosão. Desalinhamento entre partes e irregularidades na pintura podem significar que o veículo já pode ter sido batido.

Se possível, avalie também as condições da parte de baixo do carro. Problemas de desgaste e ferrugem podem se esconder aonde é mais difícil de se enxergar. Vidros, rodas e pneus também devem ser avaliados para decidir se a compra vale a pena.

Na parte interna do veículo, examine as condições dos bancos, do carpete, a limpeza geral, as portas e o painel. Procure saber se o veículo não sofreu uma enchente, que danifica o interior e ainda pode deixar um desagradável odor. Não se esqueça de verificar se o macaco, a chave de roda, o triângulo e o estepe estão em ordem.

6. Escolha a melhor forma de comprar carro seminovo

Comprar um carro é uma decisão muito importante e, como tal, exige muita análise para se tomar as melhores decisões. Por isso, você deve pesquisar bem antes de decidir como vai pagar pelo seu seminovo, para que seu sonho não se torne um grande problema e você acabe ficando com parcelas que não consiga pagar.

Analise as taxas de juros e todos os encargos no caso da contratação de um financiamento. Esses valores costumam elevar bastante o preço final do veículo.

Se não tiver o dinheiro para comprar à vista e não quiser pagar os altos juros de um financiamento, uma boa dica é optar pelo consórcio. Essa modalidade, que é regulada pelo Banco Central do Brasil, também é válida para a compra de veículos seminovos. Assim, você consegue comprar o carro que você deseja com parcelas que cabem no seu bolso.

7. Prefira um vendedor de confiança

Apesar de ser possível encontrar muitos anúncios de venda de seminovos direto com o proprietário, é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar esse tipo de negócio. Não faça nenhum pagamento sem antes se certificar de que o veículo está em ordem.

Dê preferência a uma concessionária ou loja de veículos seminovos. Esses lugares costumam se encarregar de toda a documentação necessária e te deixam a par da situação do veículo que você deseja comprar. Verifique também se a loja é bem avaliada por seus clientes e faça o melhor negócio na compra do seu seminovo.